domingo, 24 de abril de 2011

A MULHER FIEL ("Une Femme Fidèle")

“Quem assistiu àquela retransmissão de uma entrevista que Sylvia Kristel deu à televisão francesa sob a orientação de um Vadim como sempre imantado pela beleza feminina, já poderia adivinhar como seria o filme que eles iam ou já tinham feito juntos. E aqui está o filme. Uma espécie de combinação Marivaux com Alfred de Musset. Ou seja, o mundo suspicaz de um Marivaux muito mais “Commedia Dell’Arte” do que aquilo que se convencionou chamar “Marivaudage”, mesclado àquele prazer da dor e da punição amoroso do Musset que Michel Deville muito bem captou em “Raphael ou le Débauché”. O ambiente é da evocação e da delicadeza romântica, a fotografia é de Claude Renoir, a produção daquele atual cinema francês que ainda sabe ser cuidado e requintado quando quer (ou quando pode?). E Vadim, com a beleza translúcida, flamengo, diferente quase de “ménagere” de Sylvia (por incrível que isso possa soar aos ouvidos dos que não sabem observar), utilizando sua originalidade em ser uma das poucas figuras de mulher essencialmente holandesas que já passaram por uma tela de cinema, opera algo que merece ser visto.”

Publicado originalmente no "O Estado de S. Paulo" de 23/10/77.

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