sábado, 4 de abril de 2009

OS DESEJOS DE UMA COLEGIAL DE 16 ANOS ("Sedicianni")

Ely Galleani


“Dezesseis anos! Como as ópticas mudam! Na primeira década do século, era a absurda Mary Pickford camponiamente apavorada com a ameaça de uma perigosa águia, ou então, pobrezinha e embasbacada ante uma vitrine que exibia “O Chapéu de Nova York”. Nos anos 20, a lindíssima Virginia Lee Corbin, heroína de conto de fadas, o máximo em jeune fille, verdadeira Cendrillon, a cujo apaixonado Georges Carpenter o mais que se permitia era tirá-la para a primeira dança ou beijar-lhe a mão. Em 1934 surge Anne Shirley, a “pequena da casa ao lado”, ainda com os problemas da orfandade, empenhada em cuidar do pai viúvo ou dos irmãozinhos desvalidos. Na década de 40, na Argentina, seu puritano cinema fazia o diabo para idealizar os conflitos de sensibilidade e candura de Maria Duval com Su Primer Baile ou de Martha Legrand recebendo de um admirador fictício Los Martes, Orquideas. Hoje, os 16 anos, pelo menos na tradução brasileira de título italiano, são vistos e analisados como esta mesma tradução deixa implícito.”


Publicado originalmente no "O Estado de S. Paulo" de 14/12/80.

2 comentários:

Anônimo disse...

ok meu comentario es como vcs poderia me ajudar a encontrar estes filmes q e a vida intima de uma colegial, e , a prima desejada sera q alguem pode me ajuar com estes filmes qria comprar eles, meu msn e catalaspada@hotmail.com por favor meu telefone e 857 294 78 16 e estados unidos boston massachuset

giorge disse...

oi pessoal meu nome e giorge, sou de sao bernardo campo sao paulo brasil, hoje moro em boston estados unidos , e estou qrendo comprar estes filmes ou como me associar a estas empresas para q eu possa ver estes e outros filmes q a mim mi interessa si alguem pode me ajudar com estes filmes entre em contatos comigo neste telefone pq o outro eu ja disconectei, 617 849 03 93, ou mi add em catalaspada@hotmail.com ou giorgestronigth@hotmail.com , por favor qro muito estes filmes a vida intima de uma colegial, e a prima desejada, A VIDA INTIMA DE UMA COLEGIAL,E A PRIMA DESJADA,eu agradeco sua atencao ou dechem uma direcao de como eu possa entrar em contatos, brigado bye. giorge .