terça-feira, 14 de julho de 2009

O IMPORTANTE É AMAR ("L'important C'Est D'Aimer")

"Reabre-se finalmente o Cine Gazetinha. E, a julgar pelas referências da crítica francesa, de maneira louvável, com um filme muito elogiado e que deu o prêmio "Cesar", de melhor atriz do cinema da França em 75, a Romy Schneider. Ela aqui interpreta uma atriz fracassada, que sobrevive fazendo papéis aviltantes em filmes pornográficos, até que lhe surge uma possibilidade de reabilitação com bom papel ou peça teatral séria. A heroína agarra-se com todo o desespero à oportunidade, mas os obstáculos materiais, morais e afetivos que lhe surgem pelo caminho exigem esforço sobre-humano. O diretor Andrzej Zulawski nasceu na Polônia em 1940, formou-se pelo IDHEC em 1957 e logo mais já era assistente de seu compatriota e xará Wajda em "Sansão", "Cinzas" e no episódio de "O Amor aos 20 Anos". Na fotografia está o argentino Ricardo Aronovich, de importante atuação no nosso cinema com "Os Cafajestes" e "Os Fuzis". Segundo um crítico de Paris o filme significa "A aparição da inteligência no cinema comercial francês". Para outro é "uma obra-prima". No elenco, além de Romy, que de qualquer maneira com prêmios e elogios ou não, sempre foi maravilhosa, duas curiosidades: - a famosa atriz e modelo "pornô" Claudine Beccarie e o veteraníssimo Sylvain, que na versão silenciosa de "La Passion de Jeanne D'Arc" (realizada por Carl Dreyer, com Renée Falconetti e Antonin Artaud, em 1928, e a mais famosa de todas) fazia o terrível inquisidor reverendo Cauchon."

Publicado originalmente no "O Estado de S. Paulo" de 06/05/79.

2 comentários:

Vlademir disse...

Esse filme é uma loucura, lindo demais, lembro que com quinze anos assisti na TV e fiquei uma semana pensando só nele, e com a trilha linda na cabeça. Recentemente consegui cópia dele, mas tenho até medo de rever hehe. Curiosamente, não sou tão fã do filme mais famoso do diretor, o Possessão, ali a histeria não me desceu muito bem, mas vale por Adjani, sem dúvida. Vamos aguardar agora Diabel, que sairá em dvd, e tambem quero ver Une Femme Publique e outros.

Sergio disse...

O filme mexeu mesmo com você, hein? rss.
Lembro que fiquei perturbado quando vi, mas não sei dizer se gostei ou não. Possessão eu detesto. E também não engulo aquele Minhas Noites são mais Belas que Seus Dias". Une Femme Publique quero ver pela Valerie Kaprisky hhehe!, e tenho interesse no Diabel. Se eu não gostar desses dois acho que desisto do Zulawski rsss.