domingo, 10 de agosto de 2008

ANATOMIA DO MEDO (“Ikimono no Kiroku”)

“Importante realização japonesa de 1955, posterior a “Hakuchi, o Idiota” (que o “Cinema Um” do Rio já trouxe e exibiu mas parece não estar querendo lançar em São Paulo) mas posterior a “Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre” (que particularmente importamos e entregamos à Toho mas que agora é o “Cinema Um” do Rio parece não estar interessado) e anterior à “Ralé”, o outro clássico inédito de Kurosawa que juntamente com este solicitamos à Toho que trouxesse para o nosso público. De qualquer maneira um dos filmes mais controvertidos e famosos da fase mais prestigiada de Akira Kurosawa. Na história, um idoso industrial japonês, apavorado ante nova catástrofe atômica resolve (a conselho de um fazendeiro patrício que vive aqui em São Paulo), vender todos os seus bens e se refugiar no Brasil. A ganância de sua família porém, insurge-se contra ele e toma medidas drásticas para o que considera sua loucura. Toshiro Mifune, claro, interpreta o protagonista, secundado por ótimos interpretes do cinema japonês de então: Takashi Shimura, Minoru Chiaki, Eijiro Tono, bem como a característica Eiko Miyoshi, Noriko Sengoku, Kyoko Kagawa e Akemi Negishi, esta a “mulher fatal” de “A Saga de Anahatan”, o derradeiro (e aqui ainda inédito) filme de Josef Von Sternberg. Sem dúvida, um dos grandes lançamentos deste ano e, no entanto, obra que nenhum outro “cinema de arte” daqui de São Paulo estava interessado em exibir.”
Publicado originalmente no "O Estado de S. Paulo" de 28/02/77 .

Nenhum comentário: