domingo, 22 de fevereiro de 2009

O DESEJO FINAL ("Joe Hill”)


"O que “Sacco e Vanzetti” foi para o cinema italiano, este “Joe Hill” é para o sueco: o libelo contra o injustiçamento de um idealista de seu país em meio à engrenagem da Justiça americana. A ação começa com o jovem Joseph Hillstrom (19 anos) e seu irmão aportando em 1910 à nova terra, cheios de esperanças, sujeitando-se a todos os trabalhos inferiores que as sociedades reservam aos imigrantes pobres e que não conhecem seu idioma. Joe procura amenizar sua vida com a apreciação da música e compondo canções românticas, mas será depois, ao transformar-se em organizador sindical, colhido por obscuras evidências e acabará condenado à morte em circunstâncias nebulosas, que o tornam uma legenda que depois acaba mais ou menos perdida. O Thommy Berggren de “Elvira Madigan” interpreta o papel título e a fita marca mais um tento de versatilidade e gosto pela pesquisa de estilo e assunto na carreira de Bo Widerberg, o mesmo de “O Bairro do Corvo”, “Karlek 65” e o aqui também inédito “Adalen 31”. “Joe Hill”, filme, ficou quase nove anos interditado pela nossa censura – cumpre fazer-lhe justiça agora. Obrigatório.”



Publicado originalmente no "O Estado de S. Paulo" de 05/10/80.

5 comentários:

Claudio Fonzi disse...

Gostaria muito de assistir sse filme.
Existe algum site onde ele esteja disponibilizado ou algum onde ele seja vendido?

Sergio Andrade disse...

Claudio, eu também gostaria.

Tem no e-mule uma versão dublada em espanhol :(

Claudio Fonzi disse...

Oi Sergio,
Muito obrigado pela dica do e-mule!!

Estou baixando-o, mas ele travou no 77% e não sai do lugar...

Por acaso vc já tem essa versão em espanhol?
Se fosse uma versão em sueco, eu diria que de nada adiantaria (hehehe), mas essa com certeza me interessa, pois espanhol dá pra entender.

Mas, mudando um pouco o enfoque da mensagem, você reparou que, tanto este filme, quanto a do "Sacco & Vanzetti" tiveram uma composição-chave interpretada (maravilhosamente, por sinal...) pela mesma pessoa?

Foi a grande Joan Baez e foi através da canção dela que eu me interessei pelo filme.

Anônimo disse...

Fala, Claudio!

Quando a mula resolve emperrar é dose, viu...rss

Não tive coragem de ver essa versão. Depois (caso finalmente consiga baixar hehe) me diga se vale a pena, mesmo dublado em espanhol.

Então, eu só descobri que a Joan interpretava uma música no filme agora, quando encontrei esse cartaz pra colocar no blog.
A música dela para "Sacco e Vanzetti" é lindíssima!

Um abraço!

Sergio Andrade disse...

O anônimo sou eu, claro! rss