"O penúltimo filme de Visconti, o filme que "rodou" quando já estava gravemente enfermo e sentindo o seu fim próximo. Talvez uma obra premonitória e eivada de um clima de desintegração e do inevitável, o mesmo clima que ele tentou, não soube compreender (e portanto recriar) em "Gotterdammerung-La Cadutta degli Dei" ("Os Deuses Malditos"), mas realizou-se mais com "Morte em Veneza". De "Ludwig, a Tragédia de um Rei" não se pode falar autorizadamente porque a fita aqui nos chegou insultuosamente reduzida e mutilada. "Grupo di Famiglia in un Interno" - sugestivo título - coloca um "leit motiv" caro ao diretor (veja-se "Ossessione", "Senso", "Rocco", o roteiro de "La Giornata Balorda ", o episódio com Romy Schneider em "Boccaccio 70", "O Leopardo", "Vaghe Stelle dell'Orsa", o episódio de "Le Streghe", "O Estrangeiro"), ou seja o problema da decadência, desvendado num "andante" dorido, passivo, numa auto-imposição de mutismo, de múltiplos conflitos interiorizados. E sobretudo, num alarde de forma, num quase ritual à beleza da reconstituição de época, das imagens, do estilo e do resultado global. Uma ópera, uma Catedral ideais, como Visconti certamente exultaria. E com o cineasta e a exemplo do felicíssimo momento com Pasolini em "Teorema", dando o melhor exemplo desse culto de Visconti à beleza expressiva, como em "Le Streghe" e "Morte em Veneza", mais uma vez tratadíssima por sua direção, Silvana Mangano reaparece mais uma vez transfigurada em grande dama, em figura cinemática inesperadamente bela e sugestiva. Um dos raros grandes lançamentos da temporada, uma película a ser vista, sem dúvida alguma."
Publicado originalmente no "O Estado de S. Paulo" de 10/10/76.
5 comentários:
Humm, Biáfora falando de Visconti... gostei!
Abraços!
Ronald, como eu desisti daquela idéia inicial de só publicar textos sobre cinema brasileiro ou japonês aguarde pelo que vem por ai :)
Abraço!
Opa! Vou aguardar com certeza! =)
GRUPO DE FAMIGLIA... um dos meus filmes preferidos. Coincidentemente eu o revi (pela enésima vez) no dia de tua postagem. Ótima surpresa ler aqui os comentários de Biáfora.
Isso que eu chamo de coincidência, Márcio :)
Grupo de Famiglia... é mesmo maravilhoso.
Seja bem vindo ao blog, Márcio/bh, volte sempre.
Postar um comentário